quinta-feira, 14 de maio de 2009

Enem será obrigatório para alunos da rede pública a partir de 2010.

O novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será universalizado a partir de 2010. Segundo a proposta, acatada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta quinta-feira, todos os estudantes da rede pública serão obrigados a fazer a nova prova, que pode servir também para certificar o curso. Hoje a participação no Enem é voluntária.

Segundo informou o MEC, o ministro pediu um estudo de logística para garantir que os estudantes tenham acesso aos locais de prova em todo território nacional.

A ideia é que com a universalização, o Enem passa a ser a certificar a etapa. Ou seja, para obter o diploma do ensino médio, o aluno precisará participar da prova e alcançar uma nota mínima, que será determinada por cada secretaria de estado. Em 2008, 4 milhões de alunos se inscreveram no exame.

Ontem Haddad divulgou a matriz de habilidades do novo Enem. Segundo ele, a prova será mais focada na compreensão de problemas do que na memorização de datas ou fórmulas. Segundo o ministro, os conteúdos cobrados na edição de 2009 permanecerão os mesmos ministrados hoje pelo ensino médio.

A matriz desses conteúdos foi apresentada na manhã de hoje aos secretários de Educação, que aprovaram a proposta. O documento será divulgado ainda hoje no site do MEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário